Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2232

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO QUALITATIVO PRÁTICO AUXILIAR AO ENSINO TEÓRICO DE VIGA GERBER;

JESSICA RONIELLY RUFINO PONTES, George Émerson Pereira Farias, José Caio Couto Bezerra Carneiro, Gerson Melo de Almeida, Davi Valente Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O uso de modelos didáticos qualitativos é uma ferramenta de auxílio e estímulo no ensino de cursos de engenharia. Essa prática surge como uma resposta ao modelo clássico, conservador de ensinar e suas deficiências, que não condiz com a necessidade atual. Tendo isso em vista, o presente artigo refere-se ao desenvolvimento e análise de um modelo qualitativo de viga Gerber, visando melhorar a visualização dos esforços e comportamento desse elemento. Essa análise foi realizada por meio de um questionário respondido pelos discentes do curso de engenharia civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, sobre a aplicabilidade da metodologia. Por meio desse viés, foi possível observar o benefício que essa nova metodologia prática de peças tridimensionais aliadas à teoria trouxe para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, demostrando sua aplicabilidade para ilustrar conceitos e métodos no ensino de Viga Gerber. Os resultados confirmaram o proveito para a ilustração e a melhoria no ensino de engenharia, sendo recomendado o uso contínuo dessa ferramenta para futuras turmas do curso em geral.

Modelo didático qualitativo. Visualização. Viga Gerber. Ensino-aprendizagem. Aplicabilidade
Voltar