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ANÁLISE DE DADOS SOBRE EVASÃO, RETENÇÃO E FORMAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ;

José Caio Couto Bezerra Carneiro, George Émerson Pereira Farias, JESSICA RONIELLY RUFINO PONTES, Anderson da Silva Barros, CARLOS ANDRE MARQUES DE SOUSA;

COBENGE19

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[110] 08.1. Instrumentos e processos de avaliação

Este trabalho apresenta uma análise de dados relacionados à evasão, retenção e formação de alunos no curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Ceará, campus Fortaleza. Os dados em questão foram fornecidos pela Coordenação de Controle Acadêmico do campus. Este artigo visa contribuir, por meio da análise qualitativa dos índices estatísticos encontrados, como um incentivo para a criação de melhorias que visem otimizar os índices de formação no curso de Engenharia Civil, para, posteriormente, repetir estes estudos e melhorias para outros cursos da Instituição. Os resultados mostraram que a média de evasão no curso em análise, levando em consideração a média de todos os semestres que já atingiram o período regular de formação, é de 30%, estando abaixo da média de evasão nacional em engenharias, que é de 43% na rede pública e de 62% na rede privada. A média de retenção dentre todas as turmas é de 47%, uma taxa maior que a de evasão e a de formação, que é de 29%. Esses resultados, salve o bom índice em evasão, indicam que métodos, tal como novos estudos, precisam ser repensados e aplicados em busca da melhoria desses indicadores.

Evasão. Retenção. Formação. Engenharia. Índices.
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