2223
A PEDAGOGIA DA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO APRENDIZADO DOS CONCEITOS DA ENGENHARIA: MAQUETE PARA O ESTUDO DE FUNDAÇÕES RASAS;
IARA FERREIRA DE REZENDE COSTA, ALCINO DE OLIVEIRA COSTA NETO;
Muitas vezes, situações mostradas em salas de aula nos cursos de Engenharia são de difícil visualização prática, necessitando de soluções alternativas como método de amparo e auxilio da mesma. Nota-se grande dificuldade dos estudantes de fundações, no curso de engenharia civil, quanto à visualização em 3D de elementos de fundações rasas e profundas. Dessa forma, se mostra como bom exercício didático o desenvolvimento de um modelo físico por parte dos estudantes, feito com materiais alternativos, que de forma reduzida, possa servir como representação hipotética de uma situação real. O presente trabalho tem como objetivo criar tal protótipo de uma sapata isolada, elemento de fundação rasa, possibilitando assim uma melhor assimilação, mostrando os cortes, o cobrimento necessário para proteção da armadura, a própria armadura e o lastro de concreto da base da mesma. Os resultados estão diretamente ligados com a contextualização e apresentação através dos elementos em 3D e aos conceitos relacionados ao conteúdo dos tipos de fundações. A elaboração como representação reduzida do espaço a ser estudado contribui possibilitando não apenas para uma leitura integrada da paisagem, mas também visa transformar o método de ensino de maneira prática e descontraída aos conceitos trabalhados.
Fundação. Ensino. Prática. Maquete.