Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2222

FERRAMENTA COMPUTACIONAL DIDÁTICA PARA SIMULAÇÃO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS DE CORRENTE CONTÍNUA EM EXCITAÇÃO INDEPENDENTE E EM DERIVAÇÃO;

Mariana Guimarães dos Santos, Ana Carolina Silva Castro, ANA PAULA LIMA DOS SANTOS, Gustavo Lobato Campos, Patrick Santos de Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

As máquinas elétricas estão presentes em quase todas as atividades que envolvem a manipulação de cargas em ambientes industriais, comerciais e residenciais. Assim, o estudo do funcionamento destes dispositivos é fundamental para diversos cursos de graduação, como o curso de engenharia elétrica e automação, por exemplo. Neste contexto, a associação entre os conhecimentos teóricos e práticos auxilia no estudo dos alunos e na forma de lecionar dos professores. No entanto, muitas vezes não é possível realizar todas as situações teóricas nos laboratórios. Nestes casos, a utilização da simulação computacional surge como uma ferramenta eficiente, capaz de apresentar as curvas fundamentais para o estudo das máquinas de forma didática e para todas as condições de carga existentes. Desta forma, esse artigo apresenta resultados de simulação computacional de máquinas elétricas de corrente contínua (motores e geradores), realizada na ferramenta MATLAB®, nas configurações em excitação independente e em derivação. O modelo desenvolvido é baseado nas equações de regime permanente de tais equipamentos e o objetivo é obter curvas práticas, facilmente encontradas nas principais literaturas do ramo. A ferramenta computacional desenvolvida é validada por meio de comparação com curvas da literatura e com medições realizadas em laboratório, apresentando concordância satisfatória.

Simulação computacional, Máquinas elétricas de corrente contínua, Ferramenta didática.
Voltar