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Artigo


2211

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA AUTOMAÇÃO: PROJETO DE UM ELEVADOR DE CARGAS COM A UTILIZAÇÃO DE UM CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL;

Igor Eduardo Santos de Melo, LUCAS MIGUEL ALENCAR DE MORAIS CORREIA, LUCAS CAVALCANTE MACHADO, Myllena de Oliveira Barros, FRANCIRLEY SILVA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Esse trabalho consiste em apresentar um protótipo didático de um elevador de carga industrial utilizando álgebra de Boole para o projeto e concepção de um sistema automático. No desenvolvimento do protótipo foram utilizados acionadores e mais alguns componentes reciclados, enfatizando a sustentabilidade e reutilização de materiais, sendo o projeto dividido em duas etapas, no qual a primeira etapa consistiu na elaboração e construção da estrutura física do protótipo, e a segunda etapa foi realizada a implantação da solução obtida no controlador lógico programável (CLP). Os resultados indicaram que o projeto didático atendeu aos requisitos da lógica de programação com um número de entradas e saídas otimizados permitindo o controle vertical inicial e final em um sistema de três paradas, as funções de acionamento e velocidade do equipamento funcionaram de acordo com a disposição das entradas e saídas do mesmo. O protótipo desenvolvido mostrou-se como uma alternativa na aplicação dos conhecimentos teóricos, sendo possível a utilização de metodologias semelhantes para ensino da automação.

Automação. Ensino. CLP. Aprendizagem Baseada em Problemas.
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