Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2192

DISCIPLINAS INTEGRADORAS DE CONCEITOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA - PERSPECTIVAS E ESTUDO DE CASO;

MIGUEL ANGEL CHINCARO BERNUY, JHONY CESAR DA SILVA GON?ALVES, AYRTON PEREIRA DE ARA?JO J?NIOR, WAGNER ENDO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

A integração de conceitos nos cursos de engenharia é realizada de diversas formas: disciplinas conceituais com projetos semestrais, disciplinas integradoras, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de extensão, entre outros. A integração de conceitos são atividades pedagógicas que promovem a autonomia do estudante considerando a aplicação de conceitos trabalhados em disciplinas isoladas de um curso, dentro de um contexto aplicação multidisciplinar e transversal. Neste trabalho é apresentada uma organização metodológica e um estudo de caso correspondente em uma disciplina. A organização metodológica tem como base da abordagem Design Thinking e o estudo de caso foi a utilização dessa abordagem em uma disciplina semestral chamada de Oficina de Integração 2 em um curso de Engenharia de controle e automação. Os resultados mostram que a organização metodológica permitiu desenvolver a integração de conceitos de outras disciplinas de forma coerente com o contexto do problema abordado. Outro resultado importante foi a realização de um ciclo completo de desenvolvimento, incluindo o feedback do usuário.

Integração de conceitos. Ações multidisciplinares. Ações transversais. Design thinking.
Voltar