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DIFERENTES FORMAS DE AVALIAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NAS ENGENHARIAS;

Marli Teresinha Quartieri, Cristiane Antonia Hauschild, Rafael Natan Duarte de Vargas, Willian Poleto Zanon;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

A avaliação é um tema que merece estudos e investigações, pois causa ansiedade em muitos estudantes, nos diversos níveis de escolaridade. No Ensino Superior, na disciplina de Cálculo I, em cursos de Engenharia, o quadro é o mesmo. Assim, optou-se por realizar três formas diferentes de avaliação com duas turmas de Cálculo I, a saber: a) prova individual e posterior correção das questões em dupla; b) prova individual e depois a mesma prova em dupla; c) prova individual e depois correção da prova por um colega. Assim, neste trabalho, de cunho qualitativo, o objetivo é socializar a análise dos resultados decorrentes de um questionário, que foi aplicado aos alunos das duas turmas. Tal instrumento versou sobre as opiniões dos alunos em relação as distintas formas de avaliação, identificando a forma mais produtiva para a aprendizagem, pontos positivos e negativos das mesmas. Como resultados, os respondentes apontaram que a segunda forma foi a mais produtiva, uma vez que possibilitou discutir as respostas em duplas, obtendo conhecimento; rever, comparar e corrigir os próprios erros. Já a terceira forma, foi identificada como a menos produtiva por dificuldades em verificar se a resposta estava correta, bem como por não ter auxílio de outro colega para discussão. Portanto, para estes estudantes investigados, o trabalho em grupo possibilitou novas formas de pensar sobre as resoluções das questões propostas nas avaliações.

Avaliação formativa. Cálculo I. Engenharias. Trabalho em grupo.
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