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ENSINO DE PROGRAMAÇÃO: UM ATELIÊ VIRTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS STEM NO BRASIL;
RONI COSTA FERREIRA, MARCO ANTONIO BARBOSA BRAGA;
A Cibercultura trouxe requisitos formativos para uma nova cidadania global e a criação de um novo ecossistema cognitivo, estimulado pelas redes digitais de conhecimento. No cenário brasileiro, quais competências poderiam ser desenvolvidas com a introdução da Programação de Computadores em suas instituições de ensino? Este artigo aborda a questão e busca avaliar se as competências encontradas atendem às demandas do atual cenário global, arquitetado e constantemente modificado pela Cibercultura. Utilizou-se a metodologia qualitativa de Análise de Conteúdo, seguindo um processo investigativo que procurou experiências docentes, realizadas em sala de aula e publicadas em periódicos da área de Ensino da CAPES. A partir daí, foram demarcadas as competências STEM que apoiassem a criação, o planejamento, o desenvolvimento e a implementação de softwares pelos discentes. Dentro deste recorte, as competências sinalizadas nos artigos demonstram uma convergência com os princípios de uma cidadania global, como a aprendizagem criativa, autônoma e colaborativa. Os docentes brasileiros procuraram, na sua maioria, alinhar estratégias ativas de aprendizagem, que proporcionassem o surgimento das competências desejadas. Entre elas, pode-se citar o aprender fazendo e a programação em pares. A narrativa dos textos analisados enfatiza uma educação interdisciplinar e promotora de uma visão sistêmica dos saberes, característica da proposta de aprendizagem STEM, voltada para um mundo globalizado e cada vez mais automatizado e conectado.
Programação de Computadores. Ensino STEM. Competências.