2173
FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CORRENTE CONTÍNUA UTILIZANDO O MATLAB;
ALESSANDRO BOGILA, THALES PRINI FRANCHI, JOEL ROCHA PINTO, DENIS BORG, THIAGO PRINI FRANCHI;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Este artigo apresenta um simulador para estudo de circuitos elétricos em corrente contínua (CC) utilizando a interface gráfica do MATLAB (guide). O objetivo principal é oferecer aos estudantes iniciantes de engenharia uma ferramenta computacional que permita, de maneira fácil, estudar circuitos elétricos em corrente contínua utilizando o MATLAB, que é um software de Engenharia largamente utilizado, tanto no setor acadêmico quanto no industrial. Outro objetivo importante é incentivar os estudantes utilizarem o MATLAB para outras aplicações da Engenharia, isso fará com que estejam mais preparados para o mercado de trabalho, pois softwares de simulação são cada vez mais utilizados na indústria para evitar retrabalho em desenvolvimento de novos projetos. Dentre as possibilidades de estudos com o simulador estará disponível: Análises de Circuitos Elétricos CC em série, paralelo e série-paralelo (circuito misto), através das teorias mais consagradas como: Lei de Ohm, Leis de Kirchhoff, Teorema de Thèvenin e Norton. Além de possibilitar estudos de conversão de fontes, divisor de tensão e corrente, associação de fonte de tensão e corrente. Essa ferramenta computacional ajudará o estudante a ser protagonista do seu próprio aprendizado, pois será possível aliar a teoria em sala de aula com as práticas em um simulador. O Centro Universitário Facens sempre prezou pelo ensino com mão na massa (hands on), simuladores não substituem as práticas de laboratório e sim complementam. Essa ferramenta não utilizará o Simulink devido aos custos agregados do software, a interface gráfica não requer o MATLAB instalado, necessitando somente das suas devidas bibliotecas.
Análise de circuitos. Interface gráfica guide. MATLAB. Simulador de Circuitos CC.