Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2170

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS PBL E FLIP CLASSROOM AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE NIVELAMENTO NOS CURSOS DE ENGENHARIA.;

Karl Friehe, Fábio Jesus Moreira de Almeida, Bruno Luis Soares de Lima, Antonio Carlos Rosal, Rodrigo Vieira dos Santos, Gustavo Coxev Wolski;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma comparação entre os métodos de ensino PBL - Project Based Learning (aprendizagem baseada em problemas) e sala de aula invertida (flip classroom) aplicados nas primeiras etapas, para nivelamento nos cursos de graduação em engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os programas tiveram uma avaliação diagnóstica e após o feedback deste evento, a adesão ao programa foi de forma voluntária pelos ingressantes. A posteriori, os alunos realizaram outra avaliação cognitiva final para verificar engajamento e assimilação dos conteúdos do programa de nivelamento em física e matemática. O trabalho apresenta os resultados das avaliação e dados de adesão dos alunos nas diferentes metodologias. A adesão, constância e prognósticos de prova entraram como nota participativa como incentivo ao programa de nivelamento. O trabalho também pontua uma comparação direta entre as duas metodologias.

Ensino, PBL, sala de aula invertida, educação, aprendizagem.
Voltar