Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2164

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL NA CONSTRUÇÃO DE UM RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO EM ESCALA REDUZIDA;

Matheus Cavalcante da Silva, Mateus Rêgo Gandra, Elias Simão Assayag;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho mostra como a metodologia conhecida por Aprendizagem Ativa Aplicada em Projeto - PjBL (Project Basic Learnig) foi empregada na construção de um reservatório de detenção em escala reduzida voltado para o ensino de hidráulica experimental em laboratório, no curso de engenharia civil. A atividade desenvolvida busca o desenvolvimento de habilidades e aproximação de problemas da vida real de maneira experimental. Os resultados conseguidos mostram o processo de aprendizagem ativa desde a formulação da proposta desafiadora, o pensar uma solução, a construção do modelo reduzido de um reservatório de detenção para utilização em laboratório, a realização de experimentos, os dados e resultados que podem ser retirados dos experimentos realizados. A conclusão é uma reflexão qualitativa do caso, apontando os ganhos alcançados.

PjBL, PBL, Reservatório de detenção, Aprendizagem ativa.
Voltar