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AQUISIÇÃO DE SINAIS ELETROMIOGRÁFICOS: O USO DO PBL PARA DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO NA ÁREA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA;

Renata Coelho Borges, Pedro Henrique Garcia de Souza;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

O uso de estratégias de ensino em engenharias baseado em interdisciplinaridade e metodologias ativas está sendo cada vez mais necessária. O mercado de trabalho espera que esses profissionais possuam muita mais do que qualificações técnicas. Espera-se, entre outras virtudes, capacidade de liderança, facilidade para trabalhar em grupos e resolver problemas de forma crítica, inovadora, prudente e sustentável. Com isso é indispensável que o modelo educacional utilizado na formação desses novos Engenheiros proporcione uma aproximação com experiências vividas na prática. Metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning - PBL), são uma forma de trazer ao ambiente de ensino essa realidade, fazendo com que o aluno desenvolva técnicas de busca e estimule a criatividade para resolução de problemas. Esse artigo apresenta a aplicação da técnica PBL para o desenvolvimennto de um protótipo para aquisição de sinais eletromiográficos na disciplina de Engenharia Médica do curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR-CP. Ao final da disciplina foi possível perceber que os alunos passaram a usar os conhecimentos já adquiridos previamente para solucionar as etapas desse projeto, além de buscarem conhecimentos em outras áreas não antes exploradas.

PBL, eletromiografia, protótipo, engenharia biomédica
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