Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2146

CONFECÇÃO DE BANCADA DIDÁTICA PARA SIMULAÇÃO DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS COM PERSPECTIVA À INTEGRAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0;

Kariston Dias Alves, Gustavo Catusso Balbinot, Artur Vitório Andrade Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A maior porcentagem de geração de energia elétrica por fontes renováveis no Brasil é por meio de sistemas hidrelétricos. Os estudantes de engenharia, quanto futuros profissionais, poderão atuar neste setor, e por isso, devem ser devidamente capacitados para enfrentar os desafios do setor energético. Desta forma, é de extrema importância o conhecimento dos assuntos tangentes a estes sistemas, tanto teórico como prático no que diz respeito aos equipamentos e procedimentos. Neste sentido, o artigo apresenta uma proposta de bancada didática para sistemas hidrelétricos com a perspectiva de integração de equipamentos de indústria 4.0 para que os estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de Rondônia tenham a devida formação e estejam capacitados atuar com os novos conceitos da área. Não somente dada a relevância do setor para o país, de modo geral, como também, dada a notoriedade que o estado de Rondônia alcançou por seu parque de geração hidrelétrica. O artigo apresentará as abordagens metodológicas possíveis para a bancada, e estão subdividas em 5 níveis, que, propiciará uma flexibilidade no uso para cada conteúdo ministrado.

Bancada Didática, Sistemas Hidrelétricos, Indústria 4.0.
Voltar