2146
CONFECÇÃO DE BANCADA DIDÁTICA PARA SIMULAÇÃO DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS COM PERSPECTIVA À INTEGRAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0;
KARISTON DIAS ALVES, GUSTAVO CATUSSO BALBINOT, ARTUR VIT?RIO ANDRADE SANTOS;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A maior porcentagem de geração de energia elétrica por fontes renováveis no
Brasil é por meio de sistemas hidrelétricos. Os estudantes de engenharia, quanto futuros
profissionais, poderão atuar neste setor, e por isso, devem ser devidamente capacitados para
enfrentar os desafios do setor energético. Desta forma, é de extrema importância o
conhecimento dos assuntos tangentes a estes sistemas, tanto teórico como prático no que diz
respeito aos equipamentos e procedimentos. Neste sentido, o artigo apresenta uma proposta
de bancada didática para sistemas hidrelétricos com a perspectiva de integração de
equipamentos de indústria 4.0 para que os estudantes do curso de Engenharia de Controle e
Automação do Instituto Federal de Rondônia tenham a devida formação e estejam
capacitados atuar com os novos conceitos da área. Não somente dada a relevância do setor
para o país, de modo geral, como também, dada a notoriedade que o estado de Rondônia
alcançou por seu parque de geração hidrelétrica. O artigo apresentará as abordagens
metodológicas possíveis para a bancada, e estão subdividas em 5 níveis, que, propiciará uma
flexibilidade no uso para cada conteúdo ministrado.
Bancada Didática, Sistemas Hidrelétricos, Indústria 4.0.