2144
DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DIDÁTICOS DE PÊNDULO INVERTIDO PARA PRÁTICAS DE ENSINO NO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO;
RICARDO BREGANON, UILIAM NELSON LENDZION TOMAZ ALVES, FERNANDO SABINO FONTEQUE RIBEIRO, GUSTAVO VENDRAME BARBARA, MARCIO AURELIO FURTADO MONTEZUMA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Os cursos de engenharia possuem grande carga horária de estudos teóricos. Neste sentido, o uso de bancadas/equipamentos didáticos para a realização de experimentos são uma ferramenta chave no processo de ensino/aprendizagem, permitindo que os alunos percebam a utilidade prática dos conteúdos estudados. Esta visão também se aplica aos conteúdos relacionados a controle de sistemas dinâmicos, muito presentes em cursos de engenharia de controle e automação. Neste sentido, é frequente o desenvolvimento de bancadas didáticas para a realização de experimentos em aulas relacionadas ao estudo de sistemas de controle. Assim, este artigo relata o desenvolvimento de dois sistemas de pêndulo invertido, um aeropêndulo e um pêndulo de Furuta (também conhecido como pêndulo invertido rotacional), com objetivos didáticos. Como pode ser observado na literatura, os sistemas de pêndulo invertido apresentam características desafiadoras ao projeto de controladores e podem ser utilizados como experimento padrão na comparação de diferentes leis de controle. Deste modo, os sistemas em desenvolvimento se apresentam como ferramentas valiosas no ensino de conteúdos relacionados ao controle de sistemas. Espera-se ao final do desenvolvimento dos protótipos que eles sejam utilizados como ferramenta pedagógicas para o ensino de controle e automação, a partir do desenvolvimento de roteiros de laboratórios em diferentes componentes curriculares, como Sistemas de Controle I e II, Sistemas Realimentados, Controle Multivariável e Controle Não Linear.
Ferramenta Pedagógica. Bancada Didática. Aeropêndulo. Pêndulo de Furuta.