2130
ANÁLISE DO ESTILO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL E DA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÃO BASEADA EM PROJETOS EM DISCIPLINA DO CURSO;
NARA GABRIELA DE MESQUITA PEIXOTO, SUELLY HELENA DE ARA?JO BARROSO, CARLOS AUGUSTO UCH?A DA SILVA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
O ensino tradicional, voltado para solução de problemas previamente expostos com solução única, abrange de forma superficial algumas habilidades elementares para a formação do profissional de cursos de engenharia, como atuar em equipes multidisciplinares e coordenar atividades entre grupos. Em contraponto, as metodologias ativas potencializam essas habilidades, levando os estudantes a solucionarem problemas de forma contextualizada. Devido a esse carácter prático, o método de aprendizagem baseada em projetos (PBL) possui melhor eficácia em relação a outras práticas de ensino, porém apresenta inúmeras dificuldades de implantação que levam a resistência de aceitação entre estudantes e professores. Nesse sentido, compreender o estilo preferencial de aprendizagem de uma turma tem fundamental importância para planejar estratégias didáticas mais eficazes e direcionadas aos grupos de estudantes. O objetivo deste artigo é analisar se o método PBL se adequada ao perfil de aprendizagem de estudantes do curso de engenharia civil, e de que modo estes percebem os objetivos do método. Concluiu-se que a turma analisada possui o perfil esperado dos cursos de engenharia, onde as características ativas, sensoriais e visuais dos estudantes corroboram para um grande aproveitamento das vantagens do uso de avaliação por projetos. Por outro lado, o carácter sequencial dos alunos pode causar dificuldades no entendimento dos objetivos dos projetos e pouco comprometimento no início das atividades, sendo necessários constantes incrementos de motivação nos estudantes.
Aprendizagem baseada em projetos, Testes de aprendizagem, Projetos.