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A INCLUSÃO PRÁTICA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: O CASO DO CAMPUS DA FACULDADE UNEF;
ANDERSON CARNEIRO DE SOUZA, MATTEO NIGRO, CAMILA LEAL VIEIRA;
A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer nação no mundo e as Instituições de Ensino Superior (IES) são vistas como um grande catalisador para alcançar esse desenvolvimento de forma sustentável.Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico dos indicadores de sustentabilidade (água, energia, insumos, resíduos sólidos, educação ambiental) no campus da Faculdade UNEF, no intuito de propor intervenções práticas que possam reduzir o impacto ambiental, como também, contribuir para a formação dos alunos da Instituição.O projeto de pesquisa está sendo realizado em cinco etapas, contendo diversas atividades teórico-práticas desenvolvidas por alunos de graduação da maioria dos cursos da Instituição. Baseado numa metodologia construtiva e participativa, no processo de pesquisa são envolvidos os funcionários e docentes da instituição, que contribuem com a coleta de dados e informações. Assim, os resultados esperados são: a aprendizagem por parte dos alunos de algumas ferramentas de análise ambiental, como também a realização de atividades fora da sala de aula, que contribuem com a sustentabilidade institucional. Além disso, espera-se contribuir para a formação global dos alunos, permitindo que o projeto seja integrado às componentes curriculares de forma interdisciplinar. Portanto, o Projeto UNEF Sustentável proporcionará aos alunos, funcionários e docentes o desenvolvimento de atividades práticas, utilizando o próprio campus da Faculdade como estudo de caso, renovando os seus objetivos a partir dos resultados encontrados, sendo avaliado o poder de criação dos alunos, podendo utilizar esses conhecimentos nos processos produtivos que irão exercer nas suas carreiras profissionais.
Educação. Pesquisa. Campus de IES. Indicadores de sustentabilidade.