2126
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO EM PROJETOS;
RENAN RUBAN BARBERINI, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
A implementação do Projeto de Atividade Especiais (PAE) no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) em 2014 obteve resultados satisfatórios junto com a ampla criação de novas aulas seguindo esse formato. Surgiu então a dúvida sobre qual seria o método de avaliação de cada aula, já que cada uma foi criada por diferentes professores, com objetivos e ensinamentos que precisam ser trabalhados de diferentes maneiras. Com base numa pesquisa bibliográfica na base ResearchGate, levantou-se dimensões interessantes de análise e foi criado um questionário em GoogleDocs que foi aplicado em professores de diversas áreas de engenharia do IMT. Os dados obtidos foram comparados à formulação teórica de um curso seguindo os parâmetros do PBL e PjBL, a partir do qual foi possível observar resultados compatíveis com as pesquisas feitas, podendo então dizer que o modelo PAE, possui métodos adequados de avaliação dos estudantes que ajudam os mesmos a terem uma melhor aprendizagem e a desenvolverem habilidades transversais.
PBL. Aprendizagem Ativa. Avaliação de projetos. Avaliação de estudantes.