Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2124

CONTRIBUIÇÃO DOS CONCEITOS E FERRAMENTAS DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM LÍDER;

DANIELLE NICOLI LOPES, NICOLLY DE FREITAS PAULA LEITE, VIRGINIA DO SOCORRO MOTTA AGUIAR, MARIA C?LIA DE OLIVEIRA;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

Tratando-se do desenvolvimento da liderança, levanta-se uma questão quanto à possibilidade de um curso de graduação desenvolver habilidades nos graduandos que fortaleçam a liderança. Um curso de Engenharia de Produção, acima de formar engenheiros, pretende formar líderes do mercado de trabalho. Com base neste aspecto, foi definido como problema de pesquisa a seguinte questão: O currículo de um Curso de Engenharia de Produção de uma Universidade Privada da cidade de São Paulo possui componentes curriculares relevantes para a formação de líderes do século XXI? O presente estudo teve como objetivos analisar a grade curricular do curso, definir liderança e buscar por métodos de pesquisa qualitativa descritiva a exigência do mercado e sua relação com a temática estudada. A natureza da pesquisa foi exploratória e analisou uma amostra de 47 respostas quanto à convergência da pesquisa literária e a expectativa do mercado. Constatou-se que conceitos e ferramentas abordadas em um curso de Engenharia de Produção possuem relação com uma boa liderança.

Engenharia de Produção. Componentes curriculares. Líderes no mercado de trabalho. Liderança.
Voltar