2119
CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E ENGENHARIAS: METODOLOGIAS ATIVAS EM FOCO;
MARIANNA CRUZ CAMPOS PONTAROLO, NAT?LIA VELOSO CALDAS DE VASCONCELOS;
A evolução no Ensino Superior no Brasil está ocorrendo de forma exponencial nos últimos anos, podendo ser acompanhada através da quantidade de instituições de ensino superior, quantidade de cursos, e número de vagas oferecidas das instituições. Este ponto ressalta um ponto positivo para o mercado de trabalho, que é a oferta de profissionais capacitados, porém em contrapartida a este ponto positivo, o seguinte questionamento é feito: Os profissionais estão saindo dos cursos capacitados como o mercado espera e precisa? Algumas características estão sendo exigidas pelo mercado, características fundamentais para o profissional do século XXI. Características estas que são desenvolvidas através de metodologias ativas de ensino. Diante deste contexto o objetivo deste estudo é apresentar as percepções dos docentes das áreas de ciências, tecnologia e engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido | Campus Angicos sobre o uso de metodologias ativas no ensino Superior. Os resultados apresentados evidenciam a importância do uso das metodologias ativas e revela a insuficiência prática em sala de aula, assim como o interesse dos docentes com relação ao tema.
Metodologias ativas. Ensino Superior. Docente.