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EQUIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE CARREIRAS TECNOLÓGICAS E DE ENGENHARIAS: A PERCEPÇÃO DAS ESTUDANTES DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR DO CEARÁ;

Stelamaris Alves de Siqueira, LARA DE ALMEIDA CARNEIRO, Kennedy da Silva Ramos, Luis Felipe Cândido;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

O presente trabalho teve por objetivo analisar questões de equidade de gênero na formação de estudantes de graduação de cursos de engenharia e tecnologia. Para tal, realizou-se uma pesquisa do tipo survey com alunas da Universidade Federal do Ceará do campus Crateús, interior do estado do Ceará. Como resultados, foi possível mapear as percepções de 84 alunas de Ciências da Computação, Sistemas de Informação (agrupados como Tecnologia), Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Minas (agrupadas como Engenharias). Ficou evidenciado que a maior parte das respondentes já sofreram discriminação e assédio dentro e fora da universidade por causa de seu gênero. Vale ressaltar que não houve diferença significativa entre os resultados por grupo, embora os maiores percentuais tenham sido identificados para Sistemas de Informação e Engenharia Civil. Além disso, as alunas expressaram alta expectativa em enfrentar mais dificuldade em sua carreira profissional por causa de seu gênero, bem como o desejo majoritário de ver a universidade como agente de mudança do atual status de desigualdade de gênero.

Equidade de gênero. STEM. Estudos de gênero
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