2112
ENSINO DE CALDEIRARIA PARA A COMUNIDADE EM VULNERABILIDADE ECONÔMICA EM TORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ;
GUEBER ELIAS MENDES SANTOS J?NIOR, NEUTON AGUIAR MACHADO JUNIOR, TAMIRES RODRIGUES COSTA, DERICK PATRICK PASTANA PANTOJA, RODRIGO MARQUES DOS SANTOS, CYBELLE YNARA DA COSTA SILVA, ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO;
Projetos que atendam a vizinhança da Universidade são de extrema importância social e profissional para os envolvidos, tendo em vista a dificuldade que a população encontra frente ao mercado de trabalho somado às dificuldades relativas ao acesso em cursos profissionalizantes privados. Sendo assim, o presente trabalho visa apresentar o projeto desenvolvido pelos alunos do grupo PET- Engenharia Mecânica (UFPA) sobre ensino de Caldeiraria para a comunidade, em condições de vulnerabilidade econômica, realizado em parceria com o Laboratório de Vapor e o Movimento Emaús. Para isso, desenvolveu-se o curso ao longo de quatro aulas, sendo 3 teóricas e 1 prática, com material desenvolvido pelos ministrantes, repassando uma visão geral sobre caldeiraria para os alunos. O curso contou com a presença de 20 alunos, obtendo um percentual de 88,5% de presença - o que representou um interesse destes com o curso ofertado. Além disso, como método de avaliação, aplicou-se uma prova, para fomentar o estudo dos alunos, sobre os assuntos abordados a cada encerramento de tópico. Por fim, percebeu-se que os alunos, além de desenvolverem conhecimentos sobre os tópicos abordados, desenvolveram habilidades inerentes ao trabalho em equipe.
Caldeiras. Ensino. Vulnerabilidade Econômica.