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ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DE ENGENHARIA;
RAFAELLY BESERRA ALVES, HELOINA NOGUEIRA DA COSTA;
O presente artigo apresenta um estudo de caso sobre abordagem prática no ensino de engenharia. As atividades foram realizadas em aulas de disciplinas dos cursos de engenharia civil e engenharia ambiental e em projeto institucional pertencente ao "Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência" que busca reduzir a evasão nos cursos de graduação. O projeto em questão tem o objetivo de promover oficinas com o manuseio de materiais de construção direcionadas aos alunos dos primeiros semestres, com o foco, em analisar e discutir propriedades físicas, químicas e mecânicas dos materiais, associando ao conteúdo das disciplinas básicas, as quais os alunos estão cursando. O objetivo geral do presente trabalho é apresentar uma alternativa de abordagem prática do conteúdo teórico, ligado à área de ciência e tecnologia dos materiais de construção, com o intuito de promover o contato e envolvimento do discentes em atividades inerentes ao exercício da profissão. As atividades são divididas em três categoriais: prática simplificada em sala de aula, com duração em torno de 30 a 60 min; práticas em canteiro de obras experimental duração de 1 a 2 horas e oficinas multidisciplinares com duração de 1 a 2 horas. Após a realização das atividades os alunos responderam ao questionário de avaliação. De modo geral, os discentes afirmam que as atividades contribuem positivamente para a assimilação do conteúdo teórico e contribui para a compreensão da sua futura profissão.
Ensino. Engenharia. Prática.