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APLICAÇÃO DE ABP NO DESENVOLVIMENTO E MODELAGEM DAS CINEMÁTICAS DE MANIPULADORES ROBÓTICOS COM INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, ROBÓTICA E MICROCONTROLADORES;
AFONSO HENRIQUES FONTES NETO SEGUNDO, PAULO CIRILLO SOUZA BARBOSA, RAUL FONTENELE SANTANA, JOEL SOTERO DA CUNHA NETO, VICTOR FREITAS VINCE ALVES;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Tendo em vista a dificuldade de alunos em calcular as cinemáticas direta e inversa de um manipulador robótico utilizando apenas ferramentas convencionais de uma sala de aula, este artigo propõe a aplicação de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) através da concepção, desenvolvimento, modelagem matemática de um manipulador robótico como projeto integrador das disciplinas de Robótica Industrial, Microcontroladores e Projeto Assistido por Computador com alunos da Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Fortaleza. Uma vez projetado e usinado, o braço manipulador foi montado utilizando servomotores conectados a uma placa de prototipagem microcontrolada, para ter então sua cinemática calculada. Ao fim são apresentados os resultados que o projeto trouxe para o aprendizado das disciplinas sobre a ótica do professor orientador e dos alunos.
ABP. Interdisciplinaridade. Projeto Assistido por Computador. Microcontroladores. Robótica Industrial. Cinemáticas direta e inversa. Manipulador Robótico.
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