2106
APLICAÇÃO DE ABP NO DESENVOLVIMENTO E MODELAGEM DAS CINEMÁTICAS DE MANIPULADORES ROBÓTICOS COM INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, ROBÓTICA E MICROCONTROLADORES;
Afonso Henriques Fontes Neto Segundo, Paulo Cirillo Souza Barbosa, Raul Fontenele Santana, Joel Sotero da Cunha Neto, Victor Freitas Vince alves;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Tendo em vista a dificuldade de alunos em calcular as cinemáticas direta e inversa de um manipulador robótico utilizando apenas ferramentas convencionais de uma sala de aula, este artigo propõe a aplicação de Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) através da concepção, desenvolvimento, modelagem matemática de um manipulador robótico como projeto integrador das disciplinas de Robótica Industrial, Microcontroladores e Projeto Assistido por Computador com alunos da Engenharia de Controle e Automação da Universidade de Fortaleza. Uma vez projetado e usinado, o braço manipulador foi montado utilizando servomotores conectados a uma placa de prototipagem microcontrolada, para ter então sua cinemática calculada. Ao fim são apresentados os resultados que o projeto trouxe para o aprendizado das disciplinas sobre a ótica do professor orientador e dos alunos.
ABP. Interdisciplinaridade. Projeto Assistido por Computador. Microcontroladores. Robótica Industrial. Cinemáticas direta e inversa. Manipulador Robótico.
Voltar