Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2090

Desafio da ponte de macarrão - Experiência do IFCE em se tratando do aprendizado de conceitos de comportamento estrutural e construtibilidade;

Davi Valente Santos, Gerson Melo de Almeida, George Émerson Pereira Farias;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O ensino em Engenharia exige interações específicas entre diferentes disciplinas, de forma que, o aluno tenha condições de tomar decisões técnicas assertivas. Também é importante para o futuro engenheiro civil saber como trabalhar com pessoas, ser membro de equipes ou um líder. Nesse contexto se insere o desafio da ponte de macarrão. Esse artigo tem como objetivo apresentar a experiência da inserção do desafio da ponte de macarrão como atividade para os alunos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), discutindo todas as análises realizadas durante o processo de confecção das pontes e os resultados obtidos nas disputas. Observou-se tantos aspectos estruturais como a construtibilidade dos elementos estruturais, além do desenvolvimento de trabalho em equipe, liderança e planejamento. Os melhores resultados foram obtidos na ponte trapezoidal, mesmo que a forma em arco seja, teoricamente, mais eficiente estruturalmente. Além disso, a carga de ruptura ficou 47% e 69,5% menores do que a carga prevista para as pontes trapezoidais e em forma de arco, respectivamente. Esses fatos ilustraram a importância da eficiência construtiva para o desempenho estrutural.

Ponte de macarrão. Engenharia. Ensino. Estrutura. Construtibilidade.
Voltar