A aprendizagem colaborativa considera que o conhecimento passa a ser efetivado quando os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, estabelecendo parcerias entre si e com o professor. Para tanto, a intervenção pedagógica, objeto desse estudo, foi desenvolvida na disciplina de Ciências do Ambiente em Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica de uma faculdade privada do Estado do Paraná. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa teórica e observação sistemática com relato de experiência a partir de intervenção pedagógica. Os dados coletados a partir de observação sistemática referem-se a uma população de perfil heterogêneo constituída pelos 26 (vinte e seis) estudantes matriculados em turma única na disciplina de Ciências do Ambiente. Realizou-se, então, uma breve comparação entre a experiência da aplicação do método e as análises obtidas na revisão de literatura (pesquisa teórica). Os resultados evidenciam que, apesar das engenharias possuírem uma formação que se dá essencialmente a partir do desenvolvimento de competências técnicas (hard skills), é possível aprender e ensinar de forma ativa, com o aluno participando diretamente desse processo e desenvolvendo competências transversais (soft skills) essenciais para atuação em cenários profissionais altamente competitivos.
Metodologias ativas. Aprendizagem colaborativa. Ensino. Aprendizagem. Engenharia.