Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2072

FLIPPED CLASSROOM: UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE QUÍMICA E ENGENHARIA EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS;

SILMARA ALEXANDRA DA SILVA VICENTE, MARCELO DE ALMEIDA CARVALHAL, GISELA HERNANDES GOMES, RODRIGO VIEIRA DOS SANTOS;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O alto índice de reprovação na disciplina de Cálculo no curso de engenharia e o provável abandono a essas carreiras, tem preocupado professores e pesquisadores, tanto da Educação em Engenharia como em Educação Matemática. Na busca por metodologias alternativas, nos deparamos com a metodologia de aula invertida ou flipped classroom, uma tendência educacional recente que inverte a estratégia educacional tradicional, passando de uma abordagem centrada no professor para uma abordagem na qual o aluno é o protagonista do processo. O objetivo deste estudo é o de avaliar o desempenho dos estudantes ingressantes dos cursos de Química e Engenharia referente aos conteúdos matemáticos básicos, após a participação não-obrigatória em um projeto de apoio baseado na metodologia flipped classroom. Os resultados apontam que apesar de uma melhora significativa das notas dos estudantes na segunda avaliativa em comparação com a primeira, algumas crenças e comportamentos dos estudantes estão embasadas em premissas mais próximas ao ensino tradicional, ou seja, naquele ensino centrado no professor com aulas expositivas.

Cálculo. Flipped Classroom. Conteúdos Matemáticos.
Voltar