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Artigo


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ANÁLISE DO INGRESSO E FORMAÇÃO DAS MULHERES NO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UFMG;

Juliana Angélica Evangelista de Carvalho, Andreia Bicalho Henriques, Ian Rocha Fernandes, Raul Zanoni Lopes Cançado, Viviane da Silva Borges Barbosa;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Este trabalho tem como foco o estudo do acesso e formação de mulheres no curso de engenharia de minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa teve como objetivo central analisar no decorrer de seis anos, o crescimento do número de mulheres no curso, identificando um aumento de interesse das mulheres pela área da mineração, onde existe a predominância masculina. Nesses seis anos notou-se uma consistência de alunas com conclusão de uma formação superior no curso de engenharia de minas da UFMG, indicando um movimento de mudança para construção de uma mineração menos desigual. Para realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem quantitativa, com base em documentos fornecidos pelo colegiado do Departamento de Engenharia de Minas da UFMG. Como método de tratamento e análise dos dados foi realizada uma análise estatística descritiva.

Mulheres. Engenharia. Mineração.
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