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Artigo


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EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO EM ENGENHARIA - DESTAQUES EM DOIS PROJETOS NA FCT/UFPA;

Ronaldo de Freitas Zampolo, Agostinho Luiz da Silva Castro;

COBENGE19

[31] 09. Programas Especiais

[115] 09.3. Iniciação Científica. Extensão

As atividades de extensão são reconhecidas como essenciais para que a universidade atinja seus propósitos, promovendo a integração entre o conhecimento produzido na academia e as demandas/desafios sociais. Apesar do conhecido princípio de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, em muitas situações tais elementos encontram-se desarticulados, reduzindo o alcance das diversas iniciativas da atividade universitária. Neste texto, os autores demonstram exemplos em que há sinergia entre Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como indicam o aporte de qualidade em termos de formação do estudante de engenharia, tendo como referencial o relato de experiências de projetos executados na Universidade Federal do Pará. Com essa finalidade, são apresentadas as principais ações e resultados de dois projetos de extensão, enfatizando os aspectos que denotam melhoramento na formação em engenharia. Demonstra-se, portanto, que a existência de um contexto que favoreça a elaboração regular de projetos de extensão, combinada à avaliação dos resultados desses projetos, cria condições propícias à mencionada sinergia, ampliando os benefícios decorrentes. Além disso, para o engenheiro em formação, a participação em ações extensionistas contribui para consolidar o aprendizado, mediante a aplicação de técnicas e conhecimentos de sua especialidade em situações reais, ao mesmo tempo que fortalece sua formação humanística, junto ao trabalho com equipes multidisciplinares.

Extensão. Formação em engenharia. Multidisciplinaridade.
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