2067
EXPLORANDO DIFERENTES ABORDAGENS DIDÁTICAS NO PRIMEIRO CONTATO DOS ALUNOS COM GEOTECNIA;
CLEYTON STRESSER DA SILVA, LARISSA DE BRUM PASSINI, ROBERTA BOMFIM BOSZCZOWSKI, V?TOR PEREIRA FARO;
Com o advento de novas tecnologias, é cada vez mais necessário diferentes abordagens por parte dos professores com o intuito de se manter o interesse do aluno sobre os conteúdos das disciplinas. Nesse sentido, a aproximação de professores e alunos através de atividades didáticas pode ser uma ferramenta importante. O presente trabalho relata a experiência de metodologia de aprendizagem ativa empregada na primeira matéria de geotecnia do curso de Engenharia Civil da UFPR. As novas maneiras de abordar os conteúdos surgiram do trabalho do Programa Institucional de Monitoria (PIM), através de discussões entre os professores e ex-alunos da disciplina. Foram concebidas e realizadas as atividades nos três temas compreendidos pela matéria: geologia de engenharia, propriedades e índices físicos dos solos e ensaios de campo. Desenvolveu-se um mostruário de tipos de rochas, um jogo de perguntas e respostas sobre geologia, uma apostila de índices físicos, uma atividade lúdica com bolinhas de gude representando o sistema trifásico do solo e executado ensaios em campo. Esse conjunto de atividades trouxeram uma maior procura por programas extracurriculares relacionadas à geotecnia e resultaram em uma melhor média de notas da matéria.
Ensino; Metodologia Ativa; Monitoria