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CONTEXTUALIZAÇÃO EM ÁLGEBRA LINEAR: UM EXPERIMENTO DE ENSINO SOBRE CRIPTOGRAFIA NO MATLAB;
ROBSON REIS AMORIM JUNIOR, MONICA KARRER;
Neste artigo tem-se o objetivo de apresentar a Álgebra Linear contextualizada por meio de um experimento de ensino sobre o conteúdo de Criptografia. Visando desenvolver principalmente as competências de compreensão de fenômenos reais por meio de modelos computacionais, de aprendizagem autônoma e de comunicação eficiente e, fundamentados no Modelo da Matemática em Contexto de Camarena e na teoria dos Registros de Representações Semióticas de Duval, foi elaborado e aplicado um experimento de ensino nos ambientes papel e lápis e Matlab, o qual procurou tratar do tema Criptografia relacionando-o com os conteúdos matemáticos de transformação linear, independência linear, matrizes, congruência módulo m e inversa modular de uma matriz. Os resultados evidenciaram que os sujeitos mostraram habilidade em relacionar a Álgebra Linear com uma abordagem real e contextualizada, demostrando autonomia na resolução das situações propostas tanto no ambiente Matlab como no papel e lápis, estabelecendo de forma eficiente a comunicação em diferentes registros semióticos.
Criptografia. Álgebra linear. Contextualização. Recurso computacional. Representações semióticas.