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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO PARA AUXÍLIO NO ENSINO DA DISCIPLINA DE ROBÓTICA INDUSTRIAL;

Afonso Henriques Fontes Neto Segundo, Reginaldo Florencio Silva, Joel Sotero da Cunha Neto, Halisson Alves de Oliveira, Átila Girão de Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Atualmente a robótica é uma das áreas que mais crescem não apenas no setor industrial, mas também nos setores de consumo e serviços. Diversas áreas se beneficiam com o avanço tecnológico da robótica, como a área militar, a área da saúde, a agricultura, entre outras. A indústria beneficia se com os ganhos em produtividade e qualidade. Porém, para atender a esta crescente demanda, é necessário formar profissionais que já saiam de seus respectivos cursos com um conhecimento mais aprofundado de como projetar e controlar um manipulador robótico. É lógico que para obter esse conhecimento mais aprofundado em robótica, faz se necessário ter uma experiência com um manipulador robótico real, pois a prática tem um poder de fixação muito mais poderoso do que a teoria. Porém, sabe se que um braço robótico não é um investimento baixo, e sua manutenção também não são baratos. Por isso, muitas instituições de ensino não têm condições de fornecer este tipo de experiência a seus alunos. Pensando nisso, através do uso do Unity 3D, que é um software voltado para o desenvolvimento de jogos, foi desenvolvido um simulador de braços robóticos para correlacionar a teoria da sala de aula com o que realmente acontece na prática. Os manipuladores robóticos implementados nesse simulador, podem ser controlados tanto pela cinemática inversa, (que é o padrão usado na indústria), quanto pela cinemática direta.

Unity 3D. Simulação. Cinemática Inversa. Cinemática Direta. Robótica.
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