2060
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO UTILIZANDO IMPRESSORA 3D E REALIDADE AUMENTADA PARA APOIO AO ENSINO DA ENGENHARIA CIVIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E DA GRADUAÇÃO;
CARLOS VITOR DE ALENCAR CARVALHO, PABLO ROCHA FORTUNA, ADAURI SILVEIRA RODRIGUES J?NIOR, JO?O VICTOR COELHO PINTO, GUSTAVO JOS? DA COSTA GOMES;
COBENGE19
[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
[121] 11.1 Relato de experiências
O avanço tecnológico devido a quarta revolução industrial também conhecida como indústria 4.0 sugerem novos desafios tanto para indústria como também para as áreas de ensino e aprendizagem. Diante deste novo cenário há necessidade de apresentar em sala de aula instrumentos inovadores, assim como, a elaboração de novas práticas, de modo que façam com que os alunos experimentem em seu cotidiano acadêmico essas tecnologias, simulando o dia a dia profissional em sala de aula estimulando tarefas que se aproximem ao máximo da prática. Este trabalho mostra o uso de impressoras 3D e Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento de materiais potencialmente significativos para o ensino da Engenharia Civil. A experiência envolveu alunos da graduação em Engenharia Civil e alunos do ensino médio, participantes do projeto Jovens Talentos da FAPERJ. Como resultado, pode-se verificar que o processo de ensino e aprendizagem ganha força quando o aluno se sente envolvido pela tecnologia e vê aplicabilidade da mesma em suas tarefas rotineiras, tornando-o confiante e melhor preparado para o mercado de trabalho, podendo esta experiência ser também facilmente replicada pelo egresso em sua carreira profissional no sentido de aplicar a RA e utilização da prototipagem tridimensional em seus futuros projetos na área industrial
Indústria 4.0, Impressora 3D, Realidade Aumentada, Educação em Engenharia.