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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA HIDRÁULICA DE ALTA PRESSÃO, NO COMPLEMENTO DE ENSINO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA;

RUAN MIGUEL DE MELO FENNA, Luiz Carlos Cordeiro Jr, Rafael c da silva, Carlos Henrique de Paula Junior, Fabio Guedes Alexandre Filho;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

No estudo da hidráulica como ferramenta para obtenção de trabalho, força e deslocamento é melhor compreendido quando o aluno tem condições de interagir com o tema fisicamente, e ter a percepção quanto aos efeitos secundários de um projeto bem sucedido. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma bancada didática de hidráulica e os benefícios que a mesma contribui para o Curso de Engenharia Mecânica da UERJ, campus de Resende. Este desenvolvimento foi motivado pela ausência de experimentos no Laboratório de Mecânica, e para complementar o ensino teórico de hidráulica na disciplina de Instalações Mecânicas e Industriais. A bancada didática foi construída de forma similar aos conceitos estudados em livro texto do curso e que serão mostrados comparativamente neste material. Concluído este desenvolvimento, foi possível aprimorar detalhes da técnica de estudo e meios de análises. Como resultado, além dos ganhos acadêmicos, abriu ainda oportunidade de trabalho junto a uma empresa de capital privado, por intermédio de pesquisa aplicada. Atualmente o Laboratório de Mecânica, dispõe da atual bancada sendo utilizada para ensino assim como, de uma segunda bancada em construção em escala similar a equipamentos hidráulicos pesados de uso móbil, fruto de doação como resultado de Convênio com empresa do segmento de equipamentos hidráulicos.

Circuitos Hidráulicos, Dimensionamento hidráulico móbil, Hidráulica.
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