Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2049

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL (PROBLEM BASED LEARNING) EM UMA DISCIPLINA INICIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL;

Juan Carlos Gerez, Gabriele Azambuja Coelho Rodrigues, Karoline Pereira Fagundes, Lucas Gonçalves de Freitas, Bianca Pereira Moreira Ozório;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho irá relatar sobre duas aplicações de uma metodologia de ensino ativa conhecida por PBL (Problem Based Learning) nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Civil Empresarial da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O Projeto já realizado por dois anos é fruto de uma parceria entre docentes e Grupo PET-Engenharia Civil da Universidade. Além de discorrer sobre a maneira que foi aplicada, o artigo também faz uma breve descrição do que se trata a metodologia, vantagens e as justificativas que levaram a abordagem desse tema na graduação. Na metodologia, aluno é o protagonista do conhecimento que deverá adquirir com a resolução de uma situação-problema de temas pertinentes a sua formação. Cabe ao professor apenas dirigir o estudante para uma correta solução. A temática surgiu diante as novas necessidades do mercado de trabalho que solicita por um profissional mais completo, ou seja, com habilidades não só técnicas, mas também habilidades sociais, visando manter a motivação dos alunos de primeiros anos da graduação com a carreira escolhida. Na primeira abordagem, os alunos tiveram como situação-problema o desenvolvimento de uma parada de ônibus do Campus Carreiros da FURG enquanto que na segunda abordagem tiveram que resolver problemas relacionados ao sistema cicloviário do município de Rio Grande/RS.

Engenharia Civil. Metodologia de Ensino Ativa. Evasão. Metodologia PBL. Calouros.
Voltar