2042
CURSO DE PROTOTIPAGEM DE ROBÔS COM ARDUINO PARA ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DA COMPUTAÇÃO COM O OBJETIVO DE REDUZIR A EVASÃO E AUMENTAR O CONTATO COM A ROBÓTICA;
ADRIEL DE OLIVEIRA FREITAS, MURILO MESQUITA XIMENES ANDRADE, FRANCISCO ALEXSANDRO SILVA FREITAS, VANDILBERTO PEREIRA PINTO, R?MULO NUNES DE CARVALHO ALMEIDA;
COBENGE19
[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Nas universidades brasileiras, particularmente nos cursos de engenharia ainda é notório o alto índice de evasão de alunos, principalmente nos semestres iniciais. Este fato, na maioria dos casos, é causado pelo forte prevalecimento da técnica de ensino aprendizagem fundamentada simplesmente no repasse de conhecimentos por parte do professor ao aluno, e pelo grande número de disciplinas de cálculo, física e programação que definem os dois primeiros anos. Atualmente a sociedade moderna necessita cada vez mais de novas tecnologias em todos os ramos de conhecimento, com isso o processo de ensino deve se modernizar. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a prototipagem de robôs com Arduino como técnica de ensino-aprendizagem, possibilitando os alunos dos cursos de engenharia elétrica e Engenharia da Computação da UFC-Sobral relacionar conceitos teóricos adquiridos nas disciplinas de física, cálculo e programação computacional com aplicações práticas da robótica. Com isto, motivar os alunos a permanecerem em seus respectivos cursos, reduzindo assim o alto índice de evasão. A partir de uma pesquisa realizada com 101 alunos que participaram do curso de prototipagem, analisou-se que 76% destes se sentiram mais motivados em continuar no curso de engenharia, ao passo que 85% indicaram que o curso de prototipagem possui uma importância significativa para redução da evasão nos cursos de engenharia.
Prototipagem, Ensino, Robótica, Evasão, Engenharia