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COMENTÁRIOS SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS;
DANILO PEREIRA PINTO, CRISTIANO GOMES CASAGRANDE, MARIANA SOUZA PINTO;
COBENGE19
[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos
[86] 02.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs
Após 17 anos da publicação da Resolução CNE/CES 11/2002, verifica-se que as Diretrizes Curriculares para as Engenharias não foram implementadas totalmente e que o cenário atual é muito semelhante ao anterior à sua publicação. A realidade brasileira mostra ainda a utilização majoritária de projetos pedagógicos tradicionais, com pouca relação com o contexto atual, e fraca integração entre os componentes curriculares ou disciplinas. As novas Diretrizes Curriculares foram homologadas com o objetivo de promover a melhoria dos cursos. Este artigo apresenta algumas discussões sobre as novas diretrizes, tendo em vista a forte necessidade de mudanças na formação dos engenheiros no país.
Currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais, Ensino de Engenharia.