Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2035

CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DE PERFORMANCE PARA ANÁLISE VEICULAR;

Fabio Guedes Alexandre Filho, Luiz Carlos Cordeiro Jr, Carlos Henrique de Paula Junior, RUAN MIGUEL DE MELO FENNA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Resumo: O artigo proposto apresenta os resultados do desenvolvimento de uma bancada didática com objetivo de complementar o ensino nos cursos de Engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Unidade de Resende, junto ao Laboratório de Motores, Hidráulica e Pneumática. No desenvolvimento deste trabalho, é necessário enfatizar a importância da execução de atividades práticas associadas aos recursos audiovisuais no ensino, em continuidade as aulas teóricas durante a graduação. Inicialmente é desenvolvida a demonstração do funcionamento de uma transmissão veicular, que neste propósito foi acionada por um motor elétrico, para explicar o próprio funcionamento interno da transmissão assim como a relação de transferência de torque e potência do motor ao solo. Para exemplificar esta relação motor e transmissão, foi desenvolvida em paralelo uma planilha de dados, com base na dinâmica veicular, relacionando informações àperformance veicular, permitindo a interação do aluno ao estudo proposto. Desta forma, o presente trabalho é desenvolvido em uma bancada acadêmica adaptada para receber uma transmissão mecânica veicular, um motor elétrico, uma "Smart TV" e um computador, permitindo a compreensão física da interação do conjunto motor-transmissão, através da interatividade dos alunos com a apresentação de outros mecanismos de "powertrain" e de uma planilha de dados simulando condições para a análise de dinâmica veicular, assim estimular os alunos a desenvolver aptidões nas análises de um veículo em performance, independente dos ciclos serem motores Otto, Diesel ou um circuito Híbrido.

Bancada Didática. Performance Veicular. Transmissões
Voltar