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Artigo


2033

Classificação dos atributos da qualidade em serviços: uma inovação no ensino-aprendizagem de engenharia;

Gabriel Concentino de Oliveira, Benedito Manoel de Almeida, Lucio Garcia Veraldo Junior, Guilherme Augusto Salomão de Almeida, Isabella de Arruda Ikeda;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Trata-se de um trabalho que tem como objeto de estudo ensino aprendizagem de Engenharia, e como objetivo, apresentar o modelo de Kano como alternativa para classificar os atributos usados no planejamento pedagógico da disciplina Pesquisa-operacional, em um curso de Engenharia de Produção. O trabalho se classifica como pesquisa-ação, e teve como dados obtidos na investigação com 50 alunos da disciplina Pesquisa-operacional de um curso de Engenharia de Produção de uma instituição de ensino superior, localizada no Vale do Paraíba Brasil. Os resultados classificaram os atributos em atrativos - uso de avalição participativa, uso de métodos ativos, aulas participativas dialogadas. Unidimensional - uso de mapeamento conceitual. Obrigatório - orientação por objetivos. Os atributos da qualidade classificados como atrativos, requer maior atenção, pois permite a oferta de serviço com plena satisfação do usuário. Tomando como base os resultados podem-se concluir que o modelo Kano, atende as necessidades de classificação de atributos, medida o grau de satisfação de alunos em um processo de ensino-aprendizagem.

Ensino de engenharia. Diagrama Kano. Ensino participativo. Inovação no ensino.
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