Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2031

CONCEITO "PLE" COMO METODOLOGIA ATIVA EM ACESSIBILIDADE;

LILIAN MARQUES SILVA, Eik Tenório, Volney Mattos de Oliveira;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Atualmente o mercado de trabalho busca por profissionais multitarefas, com competências e habilidades profissionais bem desenvolvidas. Para auxiliar no preparo desses novos perfis profissionais, as metodologias de ensino também devem sofrer atualizações. Para observar a empregabilidade e a compreensão da importância de fenômenos, conceitos e técnicas pertinentes ao desenvolvimento de projetos em sala de aula, aplicou-se a metodologia de ensino Project Led Education (PLE), na disciplina de mobilidade urbana, no curso de Transporte Terrestre, na Faculdade de Tecnologia de Barueri. A ideia foi construir uma maquete física que retrata-se a infraestrutura de uma calçada, com pavimentação e sinalização ruins. Os alunos evidenciaram as principais infrações a legislação vigente com relação a acessibilidade. A empatia dos alunos, após a construção do projeto, mostrou que estes novos profissionais serão mais observadores, dedicados e atentos as necessidades da população em se tratando da infraestrutura e do cumprimento da legislação vigente.

Acessibilidade. Metodologia de ensino. Mobilidade. PLE.
Voltar