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Artigo


2029

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PRINCÍPIOS, CONCEITOS, TÉCNICAS, PRÁTICAS, LIMITES E POSSIBILIDADES;

Victor Wielewski Rabello Vallim, MARCOS BANHETI RABELLO VALLIM, Miguel Angel Chincaro Bernuy;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A mudança do paradigma da educação profissional, para exercer funções permanentes, para uma educação profissional mais dinâmica é decorrente das mudanças das relações de trabalho em boa parte das áreas do conhecimento. A globalização da economia e da comunicação, trouxeram novas realidades para a utilização do conhecimento que demandam adequações do sistema de educação. Estas adequações podem ser tanto no sentido de atender a formação de um novo perfil de engenheiros, que use de forma equilibrada a teoria e a prática, quanto no sentido de formar engenheiros que sejam capazes de apresentar soluções de maneira crítica e contextualizada com diversos aspectos que envolvem os problemas não estruturados. Este trabalho apresenta tanto uma reflexão para este contexto de mudanças paradigmáticas da educação, quanto a organização de um método e sua implementação, em uma disciplina conceitual de Redes Industriais em um curso de Engenharia de Controle e Automação. Os resultados mostram adequação do método para desenvolver competências empreendedoras práticas e analíticas, materializadas no desenvolvimento de um sistema de gestão de recursos e tarefas para o setor de serviços.

Educação empreendedora. Design thinking. Metodologia de Projetos
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