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Artigo


2025

EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COMPOSTAGEM NO CEFET-MG E NA UFMG;

RAPHAEL T V BARROS, VAL?RIA CRISTINA PALMEIRA ZAGO, ELIZABETH REGINA HALFELD DA COSTA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Além do ensino, Universidades têm uma função determinante na formação dos cidadãos, idealmente valorizando seus papeis e tornando-os comprometidos com a qualidade de seu ambiente. Este estudo mostra iniciativas tomadas por duas instituições em Belo Horizonte, que oferecem a seus alunos oportunidade de, associado ao aprendizado profissional, atentarem para comportamentos e possível engajamento ligados à gestão de resíduos sólidos. Em particular, via compostagem se desperta sua atenção para implicações do comportamento individual sob pontos de vista pessoal e profissional. A literatura mostra que há muitas experiências em todos os níveis educacionais no Brasil. Baseado em algumas comparações de natureza acadêmica e nos relatórios das disciplinas, foram discutidas atividades desenvolvidas nos últimos anos, nas quais se mostram aos alunos possibilidades de reaproveitamento dos resíduos orgânicos e suas consequências. A marginalidade da questão ambiental nas universidades brasileiras - como, de resto, na sociedade - é notável; os resultados evidenciam pouca preocupação institucional e certa dificuldade de os alunos associarem a gestão dos resíduos orgânicos ao seu dia a dia e de considerarem suas responsabilidades.

gestão de resíduos orgânicos. Compostagem. Aprendizado e compromisso cidadão
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