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Artigo


2020

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL;

VALMIR ANTONIO SCHNEIDER JUNIOR, DENISE DE OLIVEIRA SCHNEIDER;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

A academia é responsável por parte significativa da produção científica e da pesquisa tecnológica desenvolvida no Brasil. A transformação do conhecimento científico em inovações tecnológicas possui íntima relação com o sistema de Propriedade Industrial. A despeito disso, poucos são os cursos de engenharia no país que incluem o ensino da Propriedade Industrial em seu currículo. Este artigo apresenta considerações sobre a importância da inclusão do ensino da Propriedade Industrial nos cursos de engenharia. É realizada uma reflexão sobre as vantagens em se abordar o tema por meio das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Por fim, este trabalho relata uma experiência docente de planejamento e execução de um minicurso sobre Propriedade Industrial aplicando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas. Os resultados demonstram que a metodologia utilizada conduziu os estudantes a serem ativos no processo de aprendizagem, permitindo que trouxessem para a sala de aula problemas por eles considerados relevantes, ao mesmo tempo em que os conceitos de Propriedade Industrial eram trabalhados.

Propriedade Industrial. Patentes. Ensino em Propriedade Industrial. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.
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