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Artigo


2018

COMPROVANDO O USO DE METODOLOGIAS ATIVA: UM RELATO DE APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTAL;

Gilvandenys Leite Sales, JEIRLA ALVES MONTEIRO, PAULA PATRICIA BARBOSA VENTURA, Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O ensino e a aprendizagem têm sido influenciados pela forma atual de interagir na sociedade transformada por tecnologias digitais. Fazer uso de ferramentas de ensino que ampliam os espaços de aprendizagem limitados à sala de aula e, potencializam uma aprendizagem ativa e autônoma, faz parte de metodologias progressistas e alinhadas aos dias atuais. Este artigo é um relato de experiência pedagógica com a disciplina de Química Experimental no curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. Fez-se uso da metodologia Sala de Aula Invertida como percurso metodológico de aprendizagem. O objetivo é identificar se os pilares dessa metodologia e os referenciais teóricos propostos por Bergmann e Sams (2016) foram seguidos no planejamento da unidade didática de Química Experimental e, se os indicadores de Ventura (2019) se revelam nas ações dos docentes envolvidos. A sequência didática incluía a distribuição de materiais de forma prévia via ferramentas online, atividade pré-laboratório, aula explicativa tira-dúvidas pré-laboratório e, por fim, a prática experimental propriamente dita nos laboratórios de Química realizada em pequenos grupos. A interação e discussão gerada na prática com os reagentes químicos e as reações obtidas com seus precipitados, revelou-se em uma apropriação maior dos conteúdos teóricos estudados e, a antecipação dos conteúdos via Sala de Aula Invertida muito contribuiu para o aprender fazendo oferecido na experimentação.

Ensino de química. Química experimental. Aprendizagem ativa. Sala de aula invertida.
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