Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2016

A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES;

BRUNO CAVALCANTE MOTA, Webert Brasil Cirilo da Silva, FRANCISCO HEBER LACERDA DE OLIVEIRA, SUELLY HELENA DE ARAÚJO BARROSO;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O uso de jogos na tentativa de aprimorar o aprendizado dos estudantes é uma prática que vem sendo utilizada, tendo em vista a inovação e o uso das tecnologias no ambiente universitário. Assim, aplicativos educacionais, como o Kahoot, podem ser utilizados com o intuito de captar as competências e fraquezas de seus usuários. O objetivo deste artigo foi avaliar a eficiência da aplicação do Kahoot no aprendizado dos estudantes de graduação nas disciplinas de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária e de Projeto e Construção da Superestrutura Viária do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC). Por meio do aplicativo citado, foram formulados jogos de questionários de múltipla escolha, para cada disciplina, os quais estavam relacionados aos assuntos ministrados em sala de aula. Depois dessa etapa, os estudantes responderam a um questionário para avaliar o grau de satisfação deles com o uso do aplicativo. Pôde-se concluir que, de modo geral, foi uma experiência positiva para os estudantes, em que, nos jogos de questionários, a taxa de acertos foi maior do que a de erros e, no questionário de satisfação, os alunos indicam aprender por meio do aplicativo, mostrando-se dispostos para aplicações futuras do Kahoot.

Jogos. Kahoot. Aprendizado. Engenharia Civil.
Voltar