Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2013

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO USO DO PBL NO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

diego silva sandes nascimento, DARLAN RODRIGUES DE ALMEIDA, Guilherme Moura Afonso da Silva, João Filipe Lacerda da Cruz, Luccas Barbosa Carneiro;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O presente artigo relata a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no componente curricular Projeto e Construção de Máquinas do curso de Engenharia Mecânica. O objetivo da pesquisa foi avaliar a aplicação do método no componente curricular, visando analisar quais impactos que esta metodologia trouxe para componente e para a formação do discente de engenharia mecânica. A metodologia utilizada para a pesquisa foi um estudo de caso, no qual aplicou-se um questionário aos alunos que cursaram o componente curricular para poder chegar aos resultados. Por fim, o objetivo foi alcançado com sucesso e, com os resultados, concluiu-se que a ABP é uma metodologia que traz muitos benefícios aos alunos.

Problem based learning. Metodologias ativas. Ensino da engenharia.
Voltar