2013
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS CAUSADOS PELO USO DO PBL NO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA;
DIEGO SILVA SANDES NASCIMENTO, DARLAN RODRIGUES DE ALMEIDA, GUILHERME MOURA AFONSO DA SILVA, JO?O FILIPE LACERDA DA CRUZ, LUCCAS BARBOSA CARNEIRO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[89] 03.1. Estratégias pedagógicas
O presente artigo relata a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada
em Problemas (ABP) no componente curricular Projeto e Construção de Máquinas do curso
de Engenharia Mecânica. O objetivo da pesquisa foi avaliar a aplicação do método no
componente curricular, visando analisar quais impactos que esta metodologia trouxe para
componente e para a formação do discente de engenharia mecânica. A metodologia utilizada
para a pesquisa foi um estudo de caso, no qual aplicou-se um questionário aos alunos que
cursaram o componente curricular para poder chegar aos resultados. Por fim, o objetivo foi
alcançado com sucesso e, com os resultados, concluiu-se que a ABP é uma metodologia que
traz muitos benefícios aos alunos.
Problem based learning. Metodologias ativas. Ensino da engenharia.
Voltar