Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2011

APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM UM CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS;

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Cynthia Helena Soares Bouças Teixeira, Priscilla Chantal Duarte Silva;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Neste estudo, apresentam-se os resultados da prática ensino de metodologias ativas de aprendizagem baseada em problemas (PBL) em um curso de engenharia de materiais no Brasil. O objetivo da aplicação do PBL, em educação em Engenharia, é se melhorar o desempenho e a aprendizagem discente nas disciplinas específicas do curso de Engenharia, no intuito de fomentar a motivação e correlacionar teoria e prática. A utilização de PBL se deve ao fato da existência de um quadro de desmotivação e resistência por parte dos discentes quanto ao método de ensino clássico/ tradicional. Dessa forma, partiu-se da hipótese de que uma metodologia voltada para uma participação mais ativa do discente, bem como a oportunidade de lidar com problemas fosse capaz de engendrar motivação e minimizar o número de evasões. A metodologia utilizada para o estudo foi a de pesquisa-ação, em que os sujeitos não apenas pesquisam os temas buscando na ciência as possíveis soluções, mas também atuam como agentes. Os resultados indicaram um ótimo retorno no aprendizado e desempenho discentes com a utilização de PBL.

Ensino superior. PBL. Pesquisa-ação.
Voltar