Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2004

ENSINANDO A FERRAMENTA COMPUTACIONAL REVIT ATRAVÉS DE UM CURSO À DISTÂNCIA;

PAULETE FRIDMAN SCHWETZ, Ana Paula Paludo Ortiz, Matheus Ferreira Simmi, Lucas Petry Heck;

COBENGE19

[26] 04. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[93] 04.1. Formação mediada por tecnologia

O objetivo deste trabalho é o ensino da ferramenta computacional REVIT, desenvolvida pela Autodesk Inc., através de um curso à distância. O conhecimento desta ferramenta é considerado de suma importância para os profissionais que ingressam no mercado de trabalho nas áreas de Engenharia e Arquitetura. A partir da definição de um modelo pedagógico, foi produzido o material instrucional, bem como a criação de atividades, interações e procedimentos de avaliação. O curso foi desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o AVA MOODLE UFRGS foi adotado. Este curso foi criado com identidade visual própria, buscando uma interface clara, de fácil compreensão e com um design diferenciado. O curso foi dividido em 11 tópicos, de modo que fossem abordadas, de forma estruturada, as temáticas elencadas com diferentes propostas de aprendizado. Durante o processo de aprendizagem, o aluno responde a questionários autoavaliativos com o objetivo de verificar a construção de seu conhecimento. Cada etapa libera o avanço no curso, através de um recurso de restrição. Durante o curso, o aluno tem a oportunidade de desenvolver um projeto, que é avaliado pela equipe de professores e tutores. Além disso, finalizado o curso, os alunos realizam um trabalho avaliativo para a verificação da construção do seu conhecimento. O conjunto de avaliações indicará se os alunos construíram um conhecimento satisfatório do programa computacional. Desta forma, poder-se-á concluir se o modelo pedagógico proposto por este trabalho é apropriado para o ensino do REVIT através de um curso à distância.

Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, REVIT.
Voltar