1995
ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA;
ANDREA HOLZ PFUTZENREUTER, NICOLE SIM?ES DE OLIVEIRA;
As metodologias de ensino ativas permitem ao estudante maior participação na construção do processo de aprendizagem. O presente trabalho aborda o conceito BuildingInformationModeling (BIM) enquanto metodologia, analisando a viabilidade de aplicação no curso de engenharia civil de infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A metodologia do trabalho permeia a coleta de informações com entrevistas, grupos focais, workshop e questionário com estudantes para análise e verificação das possibilidades de implementação, do nível de aceitação acadêmica e identificação dos benefícios provenientes da mudança de abordagem de conteúdos. Por fim, sugere-se uma proposta com estratégias de ensino para viabilizar a inserção do conceito BIM por meio de ferramentas laboratoriais, atividades práticas, abordagens para projetos integradores e plataforma de integração curriculares.
BIM. Metodologias ativas. Engenharia civil.