Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1995

ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA BIM NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DE INFRAESTRUTURA;

Andrea Holz Pfutzenreuter, Nicole Simões de Oliveira;

COBENGE19

[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos

[87] 02.3. Projeto Pedagógico de curso

As metodologias de ensino ativas permitem ao estudante maior participação na construção do processo de aprendizagem. O presente trabalho aborda o conceito BuildingInformationModeling (BIM) enquanto metodologia, analisando a viabilidade de aplicação no curso de engenharia civil de infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A metodologia do trabalho permeia a coleta de informações com entrevistas, grupos focais, workshop e questionário com estudantes para análise e verificação das possibilidades de implementação, do nível de aceitação acadêmica e identificação dos benefícios provenientes da mudança de abordagem de conteúdos. Por fim, sugere-se uma proposta com estratégias de ensino para viabilizar a inserção do conceito BIM por meio de ferramentas laboratoriais, atividades práticas, abordagens para projetos integradores e plataforma de integração curriculares.

BIM. Metodologias ativas. Engenharia civil.
Voltar