Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1992

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO E ANÁLISE DE EVASÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA;

Rodrigo Marques dos Santos, Marcelo Lucas Souza Silva, João Lucas Lobato Soares, wladimir de vasconcelos neto, ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[81] 01.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso

A evasão escolar é uma preocupação presente entre os gestores, que permeia as instituições desde o ensino básico até o ensino superior. Na Universidade Federal do Pará (UFPA) essa realidade não é diferente, a quantidade de alunos que não se mantem na instituição é alta e ocorre por diversos motivos, entre eles: a elevada taxa de retenção. Sabendo que a universidade é um importante meio de capacitação de estudantes como pessoas e futuros trabalhadores, um estudo sobre os alunos egressos de Engenharia Mecânica da UFPA foi desenvolvido. Para tal, catalogaram-se os dados referentes aos discentes egressos, com o objetivo de identificar possíveis padrões entre os comportamentos, avaliando índices individuais e coletivos das últimas 5 turmas formadas pela instituição. Em relação ao desempenho dos alunos graduados, os resultados mostraram comportamentos similares quanto ao percentual de alunos que se forma dentro do período estabelecido - cerca de 20% - para a formação (5 anos) e quanto à taxa de reprovação dos alunos nos primeiros semestres do curso em determinadas componentes curriculares - quase 90% em 2013. Consequentemente, o coeficiente de rendimento geral é afetado e se torna o produto das dificuldades encontradas pelos estudantes ao longo da graduação.

Evasão. Engenharia Mecânica. UFPA.
Voltar