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Artigo


1986

ANÁLISE E REFLEXÕES ACADÊMICAS NO ENSINO DE CÁLCULO I: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS;

Brunna Lima Porfirio de Sousa, Francisco Simao Neto, Lourembergue Saraiva de Moura Junior, Wander Brenerson de Sousa dos Santos, Ada Amelia Sanders Lopes, José Cleiton Sousa dos Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Alguns discentes consideram a matemática como uma disciplina difícil de ser compreendida, apresentando assim, muitas dificuldades na aprendizagem deste componente curricular de muita importância para a vida do discente. Uma vez que, tudo que se executa tem alguma menção envolvida com a matemática, seja dos casos mais simples aos mais complexos. Há tempos, existe uma necessidade alarmante no que diz respeito a solucionar esse dilema da não identificação dos discentes com a matemática. Logo, se faz necessário a criação de metodologias para amenizar ou solucionar este dilema. Sendo, que essa disciplina, torna-se indispensável na área de exatas. Diante desta problemática, se faz necessário a criação de um reforço para a disciplina de Cálculo I, a fim de reduzir o número de reprovações desta e contribuir para o desmanche dessa visão assombrosa enraizada nos ingressantes do curso. Para tanto, há a necessidade de duas aulas semanais com duração de duas horas, com o intuito de auxiliar esses discentes quanto a disciplina e quanto a sua superação pessoal. E para verificar essa metodologia, que visa auxiliar os discentes, é necessário o acompanhamento ao decorrer dos semestres para comprovar a possível melhoria e os maiores índices de aprovação na disciplina. Será feita uma visita na Escola de Ensino Médio Dr. Brunilo Jacó, para realização de um questionário a respeito da disciplina de matemática para os estudantes do 3º ano do ensino médio, com a proposta de compreender esta lacuna no aprendizado, se esta dificuldade nos primeiros anos nos cursos de Engenharias advém de uma dificuldade adquirida no percurso da vivência escolar do estudante, sendo este o motivo da necessidade de avaliar essa possível causa por meio de uma visita em uma escola. O estudo de caso no curso de Engenharia de Energias visa entender essas causas e averiguar se a solução proposta terá sucesso, uma vez que a média de aprovação na disciplina de Cálculo I no decorrer de oito semestres obteve uma média de 60%.

Cálculo I. Ensino Médio. Desempenho Acadêmico.
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